Quais são os níveis ideais de vitamina D?

Alimentos com Vitamina D

A vitamina D é um pró-hormônio que produzido pela ação dos raios UVB na pele. Níveis muito baixos desta vitamina pode causar risco de perda óssea, osteoporose e fraturas, porém níveis acima de 100 ng/mL são considerados elevadíssimos e podem trazer elevação do cálcio (podendo levar a arritmias) e intoxicação!

Consideramos níveis adequados para a população geral acima de 20 ng/mL, porém para a população considerada de risco níveis ideais estão entre 30 e 60 ng/mL.

Grupo de risco: idosos, gestantes, pacientes com osteomalácia, raquitismos, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos;

Existem muitas controvérsias e estudos pequenos e de baixo poder estatístico quando se fala em vitamina D, neste post venho trazer os níveis considerados adequados pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Para saber mais sobre o tema, entre em contato e agende sua consulta. Estou à disposição para te orientar e cuidar da sua saúde!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp